quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Cresça e amadureça!


Crescer...
Quando eu era criança o pai de um amiga dizia:''cresça e apareça'', depois que eu cresci, quando ele me viu disse:"cresceu, agora amadureça!"

Algumas pessoas crescem, mas não amadurecem.Outras amadurecem com o decorrer de cada ano, acompanhando a idade.Outras ainda amadurecem através de experiências.

Eu gosto muito de me avaliar; recordar é viver, não que eu viva do passado,
apenas recordo o já vivido e rio, e aprendo.
Aos 18 anos eu pensava que já sabia de quase tudo, que já era madura o bastante, uma garota decidida e bem resolvida, hoje, aos 20 anos, só sei que nada sei, tenho muito a aprender, muito a pesquisar, a descobrir.
O tempo que passa só me mostra o quão leiga eu sou a respeito da vida e sim, os mais experientes são aqueles que já viveram seus 50, 60 anos, estes sim dão os melhores conselhos, os mais sábios e sensatos.
Por vezes eu ''fechei'' meus ouvidos, por consequência o sofrimento, e a angústia em saber que eu havia sido avisada.

Amadurecer é difícil e complicado.
Sabe o que é fácil? Guardar os problemas dentro de uma caixa imaginária e solucioná-los depois, empurrá-los com a barriga.
É difícil ser autêntico, maduro e até mesmo sincero, sabe por quê? Porque a sociedade impõe pessoas fingidas, mentirosas, que tapam o sol com a peneira, enfim, pessoas imaturas, que ensinam imaturidades, passam adiante a falta de caráter, hipocrisia, tudo isso como sendo bom, bonito e aceitável.
É óbvio que em toda regra há excessão, porém olhe em volta, pare e pense no que tentam infiltrar em sua mente, o que a sociedade propõe, sugere a você, seus filhos, seus pais, ao país...

Ser maduro é não aceitar modismo, é destinguir o certo do errado, é errar e assumir a consequência, é ser sincero mesmo quando não convêm, é lutar pelos ideais com seriedade, ser maduro é saber que há muito o que aprender, embora já se saiba muito -em relação aos senhores [ras] de 50/60- é ser decidido, resolvido, autêntico, sapiente.
Conceito meu sobre maturidade.

Quero viver sabendo que eu tenho muito que aprender.
Quero passar segurança aos meus filhos em relação a vida, ensinar que só se aprende vivendo, e vivendo atento às palavras daqueles que já viveram mais.

Palavras,sempre as palavras...

2 comentários:

B Manarte disse...

adorei, eu só tenho 13 anos, mais as vezes acho que ja sei de tudo e que n preciso aprender mais nada da vida, mais as vezes me deparo com situações em que eu vejo que na verdade n sei de nada e que como posso saber tudo sobre a vida se nem comecei a vive-la ainda ?
adorei...

*_Loo_* disse...

Muito show o seu blog. Já estou seguindo.
Como a Brunynha, tambem tenho 13 anos e tambem me acho na mesma situação que ela. Não só eu como muita gente da minha idade por ai.
De vez em quando eu repenso mil vezes nas minhas atitudes.
Abraços.